Visão

 

Os cães não enxergam em preto e branco como muita gente pensa ...

 

   Os cães não enxergam as cores vermelho e  verde , os cães enxergam como uma pessoa daltônica . Eles enxergam um mundo mais brilhante e menos detalhado quando comparados com os humanos. A visão periférica é melhor que a dos humanos (cães vêem mais do mundo), mas a distância não é avaliada tão bem. Os cães excedem na visão noturna e na detecção de objetos em movimento.

Essas diferenças na capacidade visual fazem sentido à luz da teoria da evolução. Uma boa percepção de profundidade e acuidade visual são necessárias para os primatas (dos quais os humanos evoluiram) saltarem pelos galhos das árvores. Uma boa visão de cores permite aos primatas escolherem as frutas mais maduras e nutritivas. Os canídeos, por outro lado, são bem adaptados como caçadores noturnos de presas camufladas.

O cão , pode não enxergar todas as cores como nós .  A visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos  .  Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido a posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça . Sua visão é bicromática (ao contrário dos humanos, que é tricromática), isto é, distinguem bem apenas o amarelo e o azul, além do branco (somatória das cores) e do preto (ausência delas) . As cores vermelho, verde, rosa e laranja não são distinguidas pelos cães, que as vêem em branco ou preto . Os cães são mais sensíveis a luz e ao movimento, captando, com maior facilidade, algo movendo-se no escuro .